
É do casamento dos meus avós paternos, na Índia, em 1947.
E foi olhando pra essa foto que eu entendi qual o significado real da fotografia de casamento. Hoje, na era do digital, nós entregamos mais de 1000 fotos para o casal. É MUITA coisa. E tirando uma meia dúzia de piração que rola na hora da festa, tudo ali é informação e deve ser guardada. Mas é difícil não se perder entre tanta imagem... e com isso também esquecemos o porquê dessas fotografias.
Muito mais do que um álbum de fotos, a fotografia de casamento tem um caráter documental incrível! Ela faz vez de álbum de família, guarda em si uma época e seus costumes. E nós (fotógrafas!) sempre pensamos na seqüência: making of, cerimônia, recepção. Mas aí em cima é tudo que eu pude ver do casamento deles. UMA foto só*. E bastou :-)
Olhar pra essa foto me fez saber um pouquinho mais sobre mim. E fez com que eu me apaixonasse um pouquinho mais pela fotografia.
* aproveito pra fazer o gancho e dizer que eu amo os retratos espontâneos, roubar detalhes dos casamentos e guardá-los em fotos... mas eu não abro mão das fotos posadas :-) Agora ficou mais fácil entender porquê.